quinta-feira, 26 de maio de 2011

Página da apostila 23,24 e 25 - Português 5 ano,6 ano.

Pág.23
 
A história do teatro remonta desde a Grécia antiga (séc. V a. C.), na qual a representação teatral era concebida como a principal atividade artística. Encenavam-se peças, em especial as tragédias, cujo intuito era conduzir os expectadores à catarse - uma espécie de purificação da alma, dada pela liberação das emoções.

Com o passar do tempo, novas modalidades foram se incorporando ao gênero dramático, tais como: as comédias, representações nas quais a temática perfaz-se de fatos circunstancias e corriqueiros, tendo pessoas pertencentes às classes populares como personagens; o auto, uma peça curta e de cunho religioso, cuja temática liga-se a entidades abstratas (amor, hipocrisia, bondade, virtude, dentre outras); e a farsa, voltada para a sátira dos costumes sociais. Desta feita, a concepção catártica foi se esvaindo, cedendo lugar para novos postulados – denúncia de injustiças sociais, reflexões filosóficas acerca de fatos cotidianos, entre outros.

Ao estabelecermos familiaridade com o texto dramatizado, percebemos que ele se assemelha ao narrativo no tocante a vários aspectos, tais como, personagens, enredo, tempo e espaço. Entretanto, diferenças também se acentuam, visto que no texto teatral, a interação entre os interlocutores é estabelecida por meio da própria representação, ora manifestada pelo discurso direto. Tal fato condiciona-se à ausência do próprio narrador, pois é mediante a desenvoltura dos próprios personagens que o enredo é paulatinamente retratado.

Outro aspecto bastante peculiar reside na atribuição dada ao conflito, elemento primordial no gênero em questão. Em meio ao desenrolar do diálogo cria-se uma situação conflituosa caracterizada por uma oposição e uma luta de vontades entre os personagens, condicionando a plateia/leitor a criar uma expectativa em relação aos fatos presenciados ou lidos.

Para que possamos constatar acerca de como tais pressupostos se materializam, analisaremos, pois, alguns fragmentos inerentes à peça intitulada O Auto da Comparecida,de Ariano Suassuna.
 Exercícios:
 1)separe as sílabas das palavras do texto:
 Pressupostos -  ____________________________
 Fragmentos - ______________________________
presenciados - ______________________________
Analisaremos - ______________________________
2)Complete as palavras do texto e copie-as depois.
Po___amos     Materiali____m     Ba___ante   
____________  ______________  ____________
3)Responda:
a)Qual é o nome do autor da peça da comparecida?
__________________________________________
b)Qual é o país em que o teatro veio parar aqui?
__________________________________________
c)As comédias,está na linha 12 no parágrafo 7?
__________________________________________
4) Invente um título para o texto.
  • Ele precisa ter a cara do texto.
  • Ele precisa combinar com o texto.
  • Ele precisa falar sobre:Teatros.
5)Invente um texto. para se sair melhor,leia o que eu escrevi:
  • Indentifique-se com o texto.
  • Crie pelo menos 7 linhas de texto
  • Agora,o tema: Teatro Infantil.
                                      Avise a sua professora:
                                            http://trabalhosescolares-todasasseries.blogspot.com